Você é um profissional Generalista ou Especialista?

“Informação é tudo!”, já dizia um professor que tive na faculdade. Ele repetia isso pelo menos três vezes durante suas aulas. Mas será que estamos sabendo utilizar, ou mesmo lidar com toda essa informação? Não é raro encontrar colegas Administradores que se sentem perdidos, sem saber se é importante saber de tudo um pouco, ou saber muito de uma coisa só. Você consegue decifrar esse “Código da Vinci”?

 Sempre ouvi que “se você não sabe que curso superior vai fazer, então faça Administração”. No entanto, se você já está perdido agora, imagina quando entrar no curso e descobrir que a Administração possui um leque enorme de possibilidades. Muitas vezes, até mesmo os profissionais que sempre tiveram certeza de sua escolha estão aí correndo atrás de entenderem em que eles são bons.

Muitos se identificam com algum ramo da Administração e logo se especializam, ou já são donos de suas próprias empresas. Mas será que esses são a maioria? Muitos Administradores sentem-se como “tapa-buracos” dentro das organizações, pois sabem informática, economia, orçamento, gestão de pessoas, e por isso estão sempre preenchendo lacunas em seus locais de trabalho. Ao mesmo tempo em que são requisitados, fica a dúvida: até que ponto isso é bom ou ruim?

Vendo-me reclamar uma vez sobre como era chato ser a “Severina quebra galho”, uma antiga chefe me disse que isso poderia ser uma vantagem competitiva para mim, tendo em vista que as empresas precisam de pessoas que saibam identificar os problemas e solucioná-los. Disse ainda que se as pessoas procuram por você, é porque sabem que é capaz de ajudar. No entanto, mesmo sabendo dessa sua vantagem, o profissional, muitas vezes, sente-se desmotivado, sem entender sua verdadeira serventia. Até na hora de escolher uma especialização, o profissional tem dificuldade de identificar-se com um curso que vá aprimorar seu trabalho. Por exemplo, a dúvida é tão grande que a Pós-Graduação escolhida também pode ser ampla, deixando o Administrador ainda mais perdido.

Ao contrário do generalista, o especialista entende muito da área na qual trabalha. Quando se trata daquele assunto específico, o melhor é procurá-lo. Ouço relatos de muitos profissionais dizendo que adorariam ser “o cara” da Estratégia, do Marketing, do Orçamento. Assim como acontece com o generalista, o especialista também é requisitado para as soluções de problemas, mas daqueles específicos da sua área de atuação.

Independentemente de qual dos dois você seja, tente ser o mais competente possível, pois o importante é você ser reconhecido pelo que faz, sendo você um generalista ou especialista. Confesso que há uns anos atrás, não consegui absorver completamente tudo o que minha ex-chefe quis me dizer. Hoje em dia, lembrando o que aprendi ao longo dos anos, descobri que resolver problemas faz parte da vida, sejam eles fáceis ou difíceis, especializados ou gerais, eles sempre estarão lá. O importante é que você seja o profissional que pode solucioná-los.

Fonte: Administradores.com

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A Loupe Consultoria em RH é uma consultoria em Recursos Humanos especializada na busca de candidatos em middle management, em todo o território Nacional.

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