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Conhecendo o Modelo de Gestão de Competências

Escrito pela nossa consultora Larissa Pinciara
Larissa

Dentro do modelo atual de Gestão é importante entender que as pessoas são a fonte decisiva para se obter a excelência dentro de uma organização. Sendo assim, é normal que elas queiram entender o papel delas dentro da mesma. Pensando nisso, foi elaborado um novo método que já está sendo adotado em algumas empresas que tem por objetivo conduzir os colaboradores para atingirem os objetivos da organização, por meio de suas competências comportamentais e técnicas, tendo como premissas os direcionadores estratégicos definidos.

Como conceito de competência temos que são o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes em um indivíduo. Existem dois tipos de competências, as competências comportamentais, que estão diretamente ligadas à atitude e as competências técnicas que estão ligadas aos conhecimentos e habilidades. É importante entender que as competências comportamentais não mudam já as competências técnicas sim.

E os direcionadores estratégicos, o que seriam? São a Missão, a Visão e os Valores da organização. Eles são definidos pela Alta Diretoria e são através deles que conseguimos traçar as competências organizacionais.

As Competências organizacionais são aquelas comuns a todos da organização. Elas são definidas através dos direcionadores estratégicos já descritos acima. Cada organização tem um conceito diferenciado para uma competência. Sendo assim é necessário identificar as competências comuns à empresa como um todo e com base nisso realizar a descrição das mesmas dentro do seu ambiente.

Já as Competências Funcionais são aquelas comuns a cada função. Elas podem ter pesos diferenciados. As competências funcionais estão ligadas diretamente ao Plano de Cargos e Salários da empresa. É importante dizer que o modelo de gestão de competências pode ser aplicado em qualquer organização, independente do porte ou quantidade de funcionários.

Posso utilizar como exemplo a competência a comunicação. Ela é uma competência funcional comum a todos que atuam na área de Recrutamento e Seleção, certo? Porém a comunicação de um estagiário deve ser avaliada de forma diferente à de um Analista. Sendo assim, é necessário sempre descrever o peso de cada competência para determinada função.

Esse modelo pode ser aplicado em todos os subsistemas de Recursos Humanos e tem grandes benefícios dentro da instituição, podendo citar alguns deles como:

- Diminuição do Turnover:  Com a definição das competências organizacionais e funcionais conseguiremos buscar profissionais no perfil específico para nossa empresa, que estão aliados tanto com os valores da organização, quanto a função que o mesmo irá desempenhar

- Otimização do Processo de Recrutamento e Seleção: Tendo as competências bem definidas conseguiremos realizar um processo seletivo mais assertivo.

- Avaliação de Desempenho: Podemos elaborar uma avaliação de desempenho com base nas competências funcionais. Estabelecendo uma métrica iremos avaliar qual o desempenho daquele profissional dentro da organização. Na hora de um feedback, por exemplo, ficaria muito mais assertivo explicar aos colaboradores quais as competências que são mais evidentes em seu perfil e quais as que precisam ser desenvolvidas para almejarem uma promoção, por exemplo.

- Retenção de Talentos: Tendo clareza e transparência poderemos mostrar aos nossos profissionais até onde eles podem chegar dentro da empresa e isso é um fator motivacional.

- Treinamento & Desenvolvimento -  Auxilia na elaboração do programa de T&D da empresa. Uma vez aplicada a avaliação de desempenho, podemos verificar quais as competências a serem trabalhadas e desenvolvidas nos profissionais.

Concluímos então que para obtermos a Excelência em um modelo de Gestão de Competências é necessário primeiro traçar as competências requeridas, que seria o que a empresa precisa, aliado as competências individuais, que são as que as pessoas que trabalham na empresa tem que necessariamente apresentar para trabalharem dentro da mesma. Feito isso poderemos obter êxito na implantação deste modelo.

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A Loupe Consultoria em RH é uma consultoria em Recursos Humanos especializada na busca de candidatos em middle management, em todo o território Nacional.

3 thoughts on “Conhecendo o Modelo de Gestão de Competências

  1. Larissa,

    Gostei muito do seu artigo e do modelo. As pessoas são a chaves de sucesso para qualquer empresa!

    Um ponto crucial, que você fala em seu texto, é o de conseguir que as pessoas entendam seu papel. Como traduzir os direcionadores estratégicos para o dia-a-dia da pessoa.

    Isto é algo que frequentemente vejo que precisa ser aprimorado nas empresas.

    Parabéns mais uma vez pelo texto.

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