PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA: COMO DESENVOLVER UMA CARREIRA DE SUCESSO?

Há uma passagem em um famoso conto infantil – Alice no País das Maravilhas – onde a pequena Alice pergunta ao Mestre Gato qual caminho ela deve tomar. O sábio felino responde que depende do lugar para onde ela deseja ir. A menina, por sua vez, comenta que não sabe exatamente onde quer chegar. Assim, o gato assertivamente diz que “se não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”.

A breve passagem da clássica história acima reflete a realidade da grande maioria dos profissionais presentes atualmente no mercado de trabalho: não sabem para onde querem ir no médio e longo prazos. A consequência imediata é que vão se deixando levar pelas circunstâncias e oportunidades que aparecem.

Uma das maneiras mais eficazes para traçar uma rota concreta para a vida profissional é criar um Plano de Desenvolvimento de Carreira (PDC). Quando se fala em criar um, deve-se ter em mente o que se quer e onde se deseja chegar.

Para facilitar à preparação do mesmo, aqui vão alguns passos simplificados para estruturar um PDC:

Passo 1 – Esclareça para si mesmo os objetivos que deseja alcançar

  • Você busca satisfação pessoal, financeira, cargos ou tudo isso?
  • Por que esse (s) objetivo (s) é (são) importante (s) para você?

A escolha e identificação dos objetivos, determinará o foco do planejamento de carreira.

Passo 2 – Revisite o histórico profissional

  • Faça uma análise dos aspectos positivos e negativos de sua trajetória profissional. Podem ser aspectos simples, como ter o café servido em xícaras ou o chefe manter a porta da sala sempre aberta, e complexos, as políticas de RH são bastante interessantes, assim como os benefícios.
  • Faça duas listas: à esquerda, os aspectos positivos; à direita, os negativos.
  • Inclua quantos itens desejar.

Importantenão devem ser listados o que se gostaria que tivesse a nova ou futura empresa, mas sim, somente baseado na experiência passada, digamos, até ontem.

Passo 3 – Foque no positivo e identifique padrões

  • Tendo relacionado tudo o que você gostou em sua trajetória – os aspectos positivos –, identifique se há um modelo desejado: áreas e/ou empresas congruentes com o que gosta e que julga importante.
  • Liste empresas ou áreas que contemplem a maior parte dos aspectos positivos que listou no Passo 2.
  • Opcionalmente, cria duas pequenas listas: uma com as empresas e outra com as áreas que gostaria de fazer parte.

Passo 4 – Prepare o Plano de Ação e crie um Cronograma

  • Tendo identificado alguns padrões de empresas e/ou áreas que gostaria de trabalhar, conclua sobre temas que precisa desenvolver, aprender ou aperfeiçoar, ou seja, o que HOJE eventualmente te impede de conquistar uma posição na área desejada ou na empresa pretendida.
  • Tendo feito isso comece a estruturar um Plano de Ação.
  • O Plano de Ação deve ser segregado em ATÉ 1 ano, ATÉ 5 anos e ATÉ 10 anos.
  • Para cada período (1, 5 e 10 anos), identifique cada passo, o passo-a-passo para se qualificar e acabar com as lacunas que impedem o progresso na carreira.
  • Cada passo-a-passo (4 ou 5 para cada período) deve incluir detalhes e evidências de atingimento.
  • Tenha em mente o que e quando cada passo deverá ser cumprido: mês e ano (XX/YY).

Passo 5 – No fim, avalie sobre o que mais pode contribuir para o sucesso

  • Faça uma breve reflexão sobre quem mais pode contribuir com sua carreira: um mentor, um conselheiro, um coach, o pai, a mãe etc., e de que forma essa pessoa pode ajudar.
  • Questione-se sobre outros recursos necessários: materiais, financeiros, tempo, logístico etc.
  • Reflita sobre possíveis obstáculos ao atingimento de cada passo-a-passo e crie planos de contingências caso estes aconteçam.
  • Permita-se prêmios para determinadas etapas cumpridas: para cada etapa, ainda que pequena, crie dispositivos de celebração e premiação. Isso vai fazer com que mantenha o moral alto!

Uma carreira bem-sucedida é reflexo de um plano bem estruturado. Invista tempo na criação de seu plano e comprometa-se com ele. Mantenha a flexibilidade para realizar ajustes, se necessário, mas, seja fiel a ele.

O sucesso de seu plano refletirá no sucesso de sua carreira.

Pense nisso e tenha muito sucesso!
Alexandre Prado
Coach, consultor de empresas, escritor e professor de cursos na área de desenvolvimento humano e organizacional, e é Presidente da Núcleo Expansão. Tem no currículo sólida formação acadêmica, incluindo especializações em Nova Iorque, Boston e Oxford, e vasta experiência como alto executivo de empresas nacionais e multinacionais

Share:

Written by

A Loupe Consultoria em RH é uma consultoria em Recursos Humanos especializada na busca de candidatos em middle management, em todo o território Nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>