Os 3 Pilares de Um negócio de Sucesso

Entender o tripé que sustenta um negócio pode ajudar o empreendedor a destravar as engrenagens de sua empresa e fazê-la crescer mesmo em momentos de Crise.

Temos trabalhado bastante com pequenos e médios empresários em nossos Processos de Coaching de Negócios . Tem sido uma grande troca pois além de ajudar esses Pequenos Negócios a  encontrar Respostas, criar valor e crescer o aprendizado sinceramente tem sido incrível.

ensinar um homem

Nestes projetos temos trabalhado sempre Sobre 3 Pilares de Fundamentais:

  • Processos,
  • Pessoas, 
  • Produto.

Se algum deles está deficiente o negócio, com absoluta certeza, estará apresentando alguma dificuldade, Que em alguns Casos poderá não estar sendo percebida por quem está inserido na ” Roda do hamster ” - Clique Aqui e leia outro artigo sobre o assunto.

Os Três Pilares

1. Processos

O que tenho percebido ao iniciar esses projetos é uma grande dificuldade dos Empreendedores de descrever como funciona seu negócio. Sim eles fazer, conhecem cada passo, mas se peço para eles detalharem o processo eles acabam se atrapalhando em um ou outro passo, ou seja, existe um processo, que as vezes é realizado empiricamente, algumas vezes é executado de forma equivocada por algum colaborador e algumas vezes de e executado de maneiras diferentes criando entraves, seja na qualidade, seja sem atendimento ao cliente, seja sem custo, enfim um sério problema em tempos de crise.

Ter os processos descritos detalhadamente dez possibilitado Empresas melhorar suas performances enormemente principalmente em momentos de demissões ou faltas de colaboradores por quaisquer Motivos. Depender de um processo que esta “descrito” ou “detalhado” somente na cabeça de um colaborador ou fazer próprio dono da Empresa pode causar enormes prejuízos a organização.

Criar processos organizacionais nem sempre é uma tarefa fácil para quem está inserido na rotina e um olhar externo, no caso, de um Coach tem auxiliado a destravar empresas inteiras.

2. PESSOAS

Lidar com Pessoas é o outro entrave dentro das organizações. Seres Humanos por natureza precisam se sentir motivados para produzir mais, para dar o seu melhor. Pequenas Empresas muitas vezes esquecem de detalhes que podem facilmente agregar mais qualidade de vida de um seus colaboradores e mesmo sócios e acabam perdendo grandes oportunidades de alavancar seus negócios.

LEMBRE-SE:  Que Atrás de um telefone, e-mail ou mesmo do balcão de atendimento existe um ser humano e dele depende o Sucesso ou Fracasso de Seu Negócio.

Nos Pequenos Negócios um pequeno mal entendido pode degringolar todo o processo de atendimento ao Cliente, Processo de Produção e assim por diante. ou seja, de nada vale ter Processos se você não tem pessoas aptas a executá-los.

A atenção com o pessoal de sua empresa é fundamental para o Sucesso de Seu Negócio, oxigene essa relação, ofereça benefícios (Não só Financeiros), bônus, Idéias de incentivo, motivação a equipe, parabéns por acertos simples, e principalmente estimule, ou ao menos não  puna os Erros (sim “herrar é umano” rss). Se sua equipe tem medo de errar nunca vai sair do lugar Comum.

O Fracasso é apenas uma oportunidade para começar de novo com mais inteligência” Henry Ford

Ofereça uma Equipe sua uma chance de ousar e algumas vezes errar e aprender com seus erros, sua Empresa será, beneficiada acredite.

3. PRODUTO

Bem o 3º pilar são seus Produtos ou Serviços Prestados. A Seguinte pergunta deve ser respondida de pronto:

-Que Problema de Meus Clientes Estou resolvendo?

Esse não fim das contas é a finalidade de toda e qualquer empresa.

Vamos a Alguns exemplos de resolução de problemas:

  1. Um Pet Shop : resolver Problemas / Necessidades de Cuidados com animais de Uma forma Geral.
  2. Um Médico:  resolver Problemas de Saúde.
  3. Um Dentista :resolve Problemas de Saúde bucal.
  4. Uma Funerária : resolver OS Problemas relativos a morte.
  5. Uma Padaria : resolver Problemas dos Clientes Para Matar a Fome.
  6. Uma Fabrica de Automóveis: resolver Problemas de transporte / deslocamento.
  7. Uma Escola Infantil: resolver  Problemas de transmitir Conhecimento a nossos filhos (Não educação isso temos que transmitir em Casa, Certo!?!?)
  8. Um Limpador de piscina : resolver problemas de piscina sujas
  9. Um Empresa Aérea : resolve Problemas de transporte com Conforto e rapidez (Quase sempre!)
  10. Um engenheiro / Arquiteto / construtor : resolver problemas na Construção de um Prédio

Enfim cada negócio tem um determinado problema Que vai solucionar com Seu produto ou Serviço. Definir exatamente qual é esse problema é o princípio que pode levar um negócio a ter Sucesso. A maioria das Empresas nasce desta percepção, o problema é que com o passar do tempo e com o crescimento do Negócio algumas vezes esquecemos ou deixamos meio de lado esse “problema ” que nos levou a abrir o nosso Negócio para solucionar e ai a coisa começa um não andar.

Voltar ao básico algumas vezes é o  mais importante. Muitos negócios ao crescer acabam por perder seu foco simplesmente por  querer “abraçar o Mundo com como Pernas“, como diz o ditado.

Se você perder a essência de seu negócio com certeza sua empresa vai a bancarrota, mais cedo ou mais tarde pode acreditar.

Voltar a origem de Seu Negócio, por mais que ele tenha crescido pode ser uma grande sacada para você voltar a experimentar o Sucesso.

Se sua empresa enfrenta atualmente dificuldades, reveja com cuidado cada um desses Três Pilares e observar onde pode estar havendo uma falha ou mesmo um pequeno deslize. Converse com seus Clientes, com seus colaboradores, fornecedores, verifique se seu Produto/Serviço está adequado a seu Público Alvo. Abra frentes de pesquisa, explore as críticas e aprenda com elas, seja aberto a mudanças/novidades e considere até mesmo retornar a suas origens. Somente tenha muito cuidado com modismos.

Fonte: Administradores.com

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A Loupe Consultoria em RH é uma consultoria em Recursos Humanos especializada na busca de candidatos em middle management, em todo o território Nacional.

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