5 dicas de gestão de tempo para mulheres guerreiras

Dicas para as mulheres que estão cada vez liderando posições importantes no mercado de trabalho e principalmente chefiando suas famílias e, muitas vezes a um custo alto de não ter tempo para seus filhos e muito menos a si mesmas

Você sabia que nós mulheres usamos nosso tempo muito mais de forma urgente dos que homens? Sim, estas urgências diárias que acontecem em nossa jornada seja ela dupla, e muitas vezes, tripla! A forma como os homens utilizam seu tempo é bem diferente disso. E não estou sendo feminista, não. São estudos que mostram que a forma de uso do tempo entre homens e mulheres são muitos diferentes. Talvez porque temos a facilidade em fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo. Então, porque não usar essa nossa facilidade a nosso favor?

Tenho estudado muito o assunto por sentir na pele a pressão do dia a dia, a correria, a sensação de fazer muita coisa urgente e não ter tempo para o que é importante.

Até tenho um imã no computador do trabalho que eu trouxe de uma viagem à Argentina da nossa querida Mafalda: “COMO SIEMPRE: LO URGENTE NO DEJA TIEMPO PARA LO IMPORTANTE”

Dessa forma, escrevo aqui para compartilhar com você, mulher moderna, algumas dicas simples, porém efetivas quando colocados em prática, que podem te ajudar a cuidar melhor do SEU TEMPO:

1 – Evite suas urgências, analisando-as!

Como dito, é preciso usar nossas urgências ao nosso favor. Utilize este fator recorrente para analisá-lo e diminuí-lo. Entenda o porquê que ela aconteceu. Entenda qual a sua causa e, principalmente, o que poderia ter sido feito para evitá-la numa próxima oportunidade. Corte-a pela raiz e se antecipe a futuros problemas com esta mesma urgência. Não caia na cilada “Aiai..todo dia acontece esse mesmo problema”. Isso só acontece porque VOCÊ está tomando a MESMA ação. Pratique a dica acima, que garanto que reduzirá em muito o seu tempo apagando incêndios (mesmo que você seja fera no quesito “apagar incêndios”).

2 – Não mora sozinha? Delegue tarefa a sua família, seus aliados da produtividade

Fale o quanto precisa da ajuda deles. Tudo bem não conseguir fazer tudo sozinha, nem deve! Delegue tarefas e responsabilidades. Tanto ao marido quando os filhos e familiares no geral. Seja prática e clara, tarefas simples mesmo, mas que irão te aliviar os ombros. Acredite! E se der algo errado, algum esquecimento na tarefa delegada, não se sinta culpada por tudo e não desista. É a criação do hábito que fará as coisas melhorarem.

Um exemplo bacana: Você pode colocar aquela porta recado na geladeira com as todas as tarefas do dia e estimular suas crianças fazer o “check” no quadro quando a tarefa for concluída. Você estará se ajudando e ainda divertindo suas crianças ao mesmo tempo em que cria um hábito super positivo para elas.

3 – Decida sua roupa na noite anterior

Bingo! Esta a minha preferência, porque meu custo de oportunidade entre se antecipar ou ficar mais cinco minutos na cama (ainda mais no frio), sempre fico com a segunda opção. De manhã, logo depois de acordar, é um período de baixa produtividade para muitas mulheres. E se esse for seu caso, deixe tudo encaminhado na noite anterior. Dá até para testar se aquela combinação nova que pensou vai ficar boa mesmo. Isso irá poupar um precioso tempo na sua manhã. E melhor, dá para expandir para o café da manhã e lanches que leva para sua jornada de trabalho.

4 – Organize seus documentos

Sabe aquelas contas que chegam sagradamente todo mês? Então, não é só porque tem muitas delas que não deve dar a devida importância. E quanto te cobrarem duas vezes? (Já aconteceu comigo). É muito mais fácil comprovar a falha da empresa quando você sabe exatamente onde está. Isso te poupará tempo e a dor de cabeça fica dedicava exclusivamente a empresa mal organizada. Você, ao contrário, terá todas em pastas nomeadas pelo assunto específico: Aluguel, Água, Luz, IR, Estudos, Carro, etc.; e tudo no mesmo lugar! E vamos combinar? Nós adoramos organização, ainda mais com uma caixa ou pasta toda limpa e bonita.

5 – Como não esquecer tarefas importantes

Deixando de lado as urgentes, temos aqlas que são realmente importantes e geram um retrabalho se for feito em hora errada, ou até prejuízo. Portanto, use e abuso dos alarmes do seu celular (Eu tenho 7!) e aqui está a sacada: só o desative quanto a tarefa for concluída. As sonecas do seu aparelho, nessas horas, ajudam muito mais do que pela manhã quando precisamos levantar da cama.

 

Parabéns a você, mulher guerreira do século XXI, que faz incontáveis coisas ao mesmo tempo, cuida de todos que ama, e ainda tem muita vontade de achar (e conseguir) SEU TEMPO para cuidar da pessoa mais importante do seu mundo: VOCÊ!

E se você parou um minuto para ler isso, você é uma delas! Mulher preocupada em SE AMAR!

Ei! E para você que caiu de paraquedas neste artigo -> Já estamos no meio do ano de 2016 <O>. Quando você vai começar a ter mais tempo para sua VIDA?

Fonte: Administradores.com

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A Loupe Consultoria em RH é uma consultoria em Recursos Humanos especializada na busca de candidatos em middle management, em todo o território Nacional.

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