Trabalho escravo nos dias atuais

A escravidão no Brasil foi extinta em 13 de maio de 1888. Infelizmente de acordo com o governo brasileiro foram confirmadas desde 1995 centenas de trabalho escravo em território nacional.

O fim da escravidão ocorreu por meio de Leis e o que acabou ocasionando o descumprimento destas normas tão facilmente gerando esse descaso social.

Devido as condições de salario tão abaixo no mercado de trabalho, muitas pessoas se sujeitam a esse tipo de atividade tentando assim oferecer o melhor para sua família.

No Brasil, os escravos de hoje não chegam mais em navios negreiros vindo da África, mais sim de caminhão, ônibus e o famoso pau de arara. Muitos deles passam fome e ficam trancados em cativeiros.

Um exemplo atual desse caso, foi na grande fábrica da Apple na Ásia que em 2010 ocorreu um suicídio coletivo entre 14 trabalhadores gerando assim a grande polêmica do trabalho escravo nas grandes metrópoles. Muitos desse trabalhadores são impedidos de deixar a fábrica pois a mesma os obriga a trabalhar exaustivamente sem descanso. Há alguns relatos de que a própria fábrica, tenta denegrir a imagem do operário se ele tentar fugir do local de trabalho para outras empresas.

Uma das maneiras para se evitar esse tipo de abuso com os cidadãos seria um projeto para sensibilizar as comunidades mais carentes para que esta se torne agente na luta contra o trabalho escravo. Com isso acorreriam apresentações a respeito do tema, tentando assim alertar pais, mães e filhos da existência dos seus direitos e sobre o alerta do aliciamento do trabalho escravo.

 

Artigo por: Amanda Silva, Consultora Assistente – Loupe Consultoria em RHloupe-areas-de-atuacao-siderurgia

Share:

Written by

A Loupe Consultoria em RH é uma consultoria em Recursos Humanos especializada na busca de candidatos em middle management, em todo o território Nacional.

One thought on “Trabalho escravo nos dias atuais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>