O poder do autoconhecimento

Nós sabemos quem somos? Para onde estamos indo? Quando não nos conhecemos corremos o risco de desviarmos de todos os nossos sonhos.

Leandro Madeira

 

Antes de tomarmos qualquer decisão, seja profissional ou pessoal, temos que primeiro nos perguntar se sabemos exatamente quem nós somos, pois comumente costumamos dedicar muito tempo em fazer coisas nas quais não dão nenhum retorno, não fazem parte da nossa essência e nem nos deixam com a sensação de realização. Viver a vida pela imaginação é deixar de vivê-la.

Por esse motivo, descobrir nossas habilidades, do que gostamos mais, o que nos deixa mais realizado, onde queremos ir, qual profissão nos chama atenção ou quais nossos pontos fortes e pontos fracos é com certeza a pedra fundamental para alicerçarmos nossa vida e carreira profissional, do contrário, acabamos tomando decisões erradas e confiando em pessoas erradas, tendo a sensação de perda de tempo e sentimentos de que deveríamos mudar. É quando nos perguntamos: “Para onde mudar?” ou “O que fazer de diferente?”.

Isso ocorre, pois sem perceber, consideramos nossos velhos paradigmas como verdades absolutas e como pressupostos básicos sobre a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com as pessoas. Esses paradigmas são como hábitos que nos ajudam a resolver problemas do dia a dia, mas também nos impedem de ver novas oportunidades.

É nesse ponto que nos damos conta de que não temos aquilo que é necessário para quebrar esses paradigmas e para mudar comportamento: o autoconhecimento.

Quero colocar aqui quatro pontos para o autoconhecimento:

1º) Você não deve ser quem quiser ser, mas quem já é. Gostar realmente do que gosta, detestar aquilo que realmente detesta, sem deixar se influenciar pelo meio, ser livre para sentir e viver do jeito que quiser.

2º) Não seja como os outros, pois senão nunca será você mesmo. Quando olhamos muito para os outros é sinal de que não estamos olhando para nós mesmos e podemos perder nossa identidade.

3º) O que você faz não deve ser um fardo, mas um prazer. Não faça carreira naquilo que te dizem ou o que parece ganhar mais, mas naquilo que gosta, naquilo que te faz sentir completo, realizado. Faça somente aquilo que sabe fazer bem e valoriza.

4º) Visualização do futuro. Descreva como você projeta seu futuro para daqui a cinco anos no âmbito familiar, financeiro, profissional, espiritual ou na saúde, levando em consideração seus próprios desejos e vontades.

Dito isso, é bom que saibamos que é um longo processo, na realidade esse é o maior desafio do ser humano, pois é preciso coragem para despir o personagem interior e buscar a verdadeira essência.

Uma vez desenvolvido o autoconhecimento, abrimos uma porta para trilharmos um novo caminho rumo a realização pessoal, alcançando resultados eficazes em tudo o que decidirmos fazer.

Descubra quem você é e viva seus sonhos!

 

Share:

Written by

A Loupe Consultoria em RH é uma consultoria em Recursos Humanos especializada na busca de candidatos em middle management, em todo o território Nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>