A importância da área de Recursos Humanos

O RH deve buscar constantemente melhorar a competência, desempenho e compromisso dos funcionários. Para tanto, a área de RH deve criar e gerir atividades e mecanismos capazes de ouvir, responder e encontrar maneiras de atender as demandas variáveis das pessoas.

Em um passado recente, a área de Recursos Humanos (RH) não existia, apenas era conhecida como área de departamento de pessoal (DP). Era a seção que admitia/demitia, efetuava o pagamento dos funcionários, rescindia e pagava contratos, etc. Porém com as mudanças que as instituições se propuseram a fazer em relação à competitividade, escassez de mão de obra qualificada, da globalização e de ter clientes cada vez mais exigentes, mudaram o foco do DP, que era uma área totalmente operacional para uma área estratégica, e que hoje se denomina RH, que ocupa a posição de staff dentro do organograma de uma empresa.

O grande desafio das organizações hoje é estarem preparadas e prepararem seus colaboradores para mudanças contínuas. Para se manter competitiva, a organização tem que inovar e constantemente superar as expectativas dos clientes. E estas são algumas das atribuições do RH, e que, além disso, precisa dar suporte aos colaboradores em suas deficiências, aprimorando suas competências, programar um plano de carreira para a organização e manter as pessoas motivadas para desempenhar suas funções. Apesar de todas estas atividades, também é de sua responsabilidade fazer uma seleção de pessoal bem feita de acordo com as necessidades das áreas da empresa. A expressão “ter a pessoa certa no lugar certo” fez sentido enquanto se acreditava na divisão do trabalho, na fragmentação de tarefas e na especialização. Hoje o fundamental é ter pessoas motivadas e interessadas em se desenvolver junto com a organização.

O RH deve buscar constantemente melhorar a competência, desempenho e compromisso dos funcionários. Para tanto, a área de RH deve criar e gerir atividades e mecanismos capazes de ouvir, responder e encontrar maneiras de atender as demandas variáveis das pessoas, dotando as de recursos e meios para que possam realizar seu trabalho da forma requerida e com os resultados esperados.

O novo papel do RH, portanto, não se limita a mudar do foco operacional para o estratégico, mas sim de identificar, aprender e dominar os papéis múltiplos e complexos que o RH deve executar na empresa, tanto em nível operacional quanto estratégico, bem como nas dimensões de processo e de pessoas.

As empresas de sucesso hoje se encontram num processo de recriação, buscando estruturas ágeis, que possibilitem reagir aos novos desafios, dando liberdade às pessoas para agir motivadas, em busca dos objetivos organizacionais, eliminando preconceitos e restrições artificiais que inibem a inovação. Estas empresas procuram atrair e reter talentos, criando espaços para a intuição e a sabedoria gerada pela experiência, para contrabalançar a excessiva ênfase na racionalidade, desenvolvendo ambientes que favoreçam o desenvolvimento da criatividade. E para que tudo isso aconteça dentro de uma organização, a área de RH deve estar focada não só nos resultados, mas também em quem vai gerar estes resultados, e qual o ambiente ele vai encontrar para desempenhar suas funções ou atividades.

Share:

Written by

A Loupe Consultoria em RH é uma consultoria em Recursos Humanos especializada na busca de candidatos em middle management, em todo o território Nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>